sexta-feira, 19 de fevereiro de 2016

Adriano Correia de Oliveira

Adriano Maria Correia Gomes de Oliveira nasceu na cidade do Porto, nº 370 da Rua Formosa, a 9 de Abril de 1942, Filho de Joaquim Gomes de Oliveira (conhecido por Joaquim Trafegueiro) e de Laura Correia.

Com escassos meses de vida passou da margem direita para a margem esquerda do rio, passando a residir na Vila de Avintes - terra de agricultores, pescadores e panificação (a broa de Avintes) com longa tradição no associativismo e actividades culturais, nomeadamente o teatro."

"Vivia na Quinta de Porcas, onde ainda hoje se respira um ambiente marcadamente rural, entre videiras, cães domésticos e belas alamedas arborizadas com vista para o rio."

"Este é o sítio mais bonito do mundo", dizia Adriano."

"Adriano levava todos os amigos para a quinta (segundo Roberto Machado chegavam a juntar-se cerca de 30 pessoas), onde D. Laura, como excelente anfitriã, recebia os amigos, os familiares dos amigos... Aquela era a casa de todos, assim como vieram a ser mais tarde todos os lugares de Adriano - de todos."

"Após a instrução primária, que completou em Avintes, frequentou o Liceu Alexandre Herculano, no Porto, onde finalizou o curso do liceu, tendo-se revelado um excelente aluno.

Daqui:

http://www.avintes.net/adriano.htm

Adriano com a tia (do vídeo de Homenagem a Adriano da Casa do Povo da Longra)


com 10 anos (idem)


Adriano na casa da Quinta das Porcas (Avintes), com sua irmã e mãe (imagem do arquivo de Mário Correia)

Sem comentários:

Enviar um comentário